sexta-feira, 19 de junho de 2015

Ponto de situação

Não me queria ausentar, para um merecido período de férias, sem antes fazer o ponto de situação do Nosso Benfica. Visto que vou para o estrangeiro e que a aplicação do Blogger é bem "nojentinha", em condições normais só voltarei a postar no início de Julho. Em condições anormais tentarei através da app mandar uma pequena laracha, ou então quando ou se o Exmo. Sr. Maximiliano Pereira resolver decidir a sua vida...


Primeiro que nada: O Treinador. Foi apresentado formalmente, sem grande surpresa, o Nosso treinador para as próximas 3 temporadas. Já é mais que conhecida a minha opinião, não era a minha escolha, dentro das opções que tínhamos no mercado penso que arranjávamos bem melhor, mas pronto... A partir de agora é o meu/Nosso treinador, desejo-lhe como é óbvio a maior sorte do mundo e que cale, de preferência já este ano, toda a desconfiança que nele depositei e podem ter a certeza que, nada me dará mais prazer, do que me retratar no final da época e dizer que estava errado e que afinal a escolha do presidente foi a mais acertada. Rui Vitória pode ter muitos defeitos, mas não me parece que falta de inteligência seja um deles. Ele sabe bem que, derivado aos mais recentes acontecimentos de pré época, o Tri-campeonato assume uma importância fulcral. Não facilites 1mm. Dá-Nos o 35!!!!!! #rumoaotri.


Agora o tema "quente" do momento: Maxi Pereira. Há uns tempo atrás, referi aqui no tasco, ainda quando toda a gente achava que "é na boa, ele vai renovar", que era inacreditável que se tivesse deixado para o final da época para renovar com Maxi Pereira. É bom recordar que o uruguaio já pode assinar livremente por outro clube desde Janeiro de 2015... Se houver alguém que ache que isto é razoável... 
Claro que depois de tudo o que Maxi fez pelo Benfica e pelo carinho com que falava do Nosso Clube, toda a gente já o considerava "um dos Nossos". Maxi personaliza na perfeição o que deve ser um jogador à Benfica, sempre cheio da tão falada Mística, dando 100% em cada lance, durante os 90 ou mais minutos de jogo. Era impensável, até à bem pouco tempo, imaginá-lo a vestir a camisola de um dos Nossos rivais, mas eis que depois de mais um acto de completa incompetência da Nossa estrutura directiva, essa possibilidade pode ser bem real, por muito que isso Nos possa vir a custar. 
A culpa neste caso é em exclusivo Nossa. Não há volta a dar. Pusemo-Nos a jeito e agora estamos sujeitos a perder o sub-capitão por manifesta incompetência.
Toda a estrutura e em especial o presidente, que noutros casos já deu a entender que é ele que tem sempre a última palavra, e que pessoalmente noutras situações já foi fundamental para "fechar" outros negócios, quer de venda quer de compra, neste caso são os únicos responsáveis na minha modesta opinião. Pura e simplesmente não se pode deixar expirar o contrato de um atleta, fundamental no 11 inicial, e sub-capitão de equipa. Não pode!!!
Isto não invalida que, nesta fase, e visto que por culpa própria deixámos arrastar o processo, agora o jogador, muito mal aconselhado pelo "azeiteiro" do seu empresário diga-se, esteja a utilizar isso contra Nós. Fica muito mal na fotografia Maxi Pereira. Não aceitando o excelente contrato que o Benfica tem para lhe oferecer, ele tem mercado e certamente encontraria outra excelente equipa para acabar a carreira sem ter de representar um dos Nossos rivais. Aliás, Maxi depois do que já fez nestes 8 anos de Benfica, e da bonita história que já leva, seria, com toda a certeza um elemento que a Direcção gostaria de manter no Clube, mesmo depois de pendurar as chuteiras. E isso não tem preço Maxi.
Vamos aguardar pelas cenas dos próximos capítulos. É de lamentar se perdermos um elemento tão importante, tanto em campo como no balneário, mas também não é necessário dramatizar em demasia. Os jogadores passam, mas o Benfica perdurará SEMPRE. Sempre assim foi e sempre o continuará a ser. Resistimos à morte do eterno Rei Eusébio, resistimos a tudo!!! BENFICA SEMPRE!!!

terça-feira, 9 de junho de 2015

Oxalá eu me engane

Este é daqueles casos em que quero estar enganado em tudo!! Mas as perspectivas não são as melhores...
Espero estar enganado em relação ao próximo treinador, que ao que tudo indica será Rui Vitória. Não porque é o nome mais apontado por toda a imprensa, mas porque é o nome que Vieira escolheu. E já sabemos bem o que a casa gasta. Quando ele "embica" não há nada a fazer... Caga bem de alto para o que toda a gente pensa e vai ser mesmo à maneira dele... 
E quero estar sobretudo enganado e, partindo do princípio (que eu quero mesmo cá do fundo que não aconteça) que Rui Vitória seja apresentado como treinador do Benfica, tem tudo para correr mal... Tudo! Basta ver o futebol apresentado pelas equipas por onde passou. Nunca conseguiu, apesar de ter sempre passado por clubes com poucos recursos, já dando o devido desconto, nunca conseguiu passar a imagem de um futebol positivo, em organização e tentando jogar olhos nos olhos com adversários mais poderosos. E, comparando com outros, como por exemplo Marco Silva no Estoril ou até o mal amado Paulo Fonseca (por 2 vezes) no Paços de Ferreira, acho que fica bem atrás deles em tudo... Ah e tal mas aposta nos putos da formação. Estou-me bem a cagar para essa merda!! Eu quero que o Benfica ganhe SEMPRE!! Se puder ser com miúdos da formação melhor, se não puder ser e tiver que ser com 11 chineses para mim também serve. E quanto a este assunto estamos conversados. Só voltarei a abordar este tema quando houver anúncio oficial. 

E vocês quem gostariam de ver no banco Glorioso na próxima época? E Porquê?


sexta-feira, 5 de junho de 2015

Mais a frio

Não vou negar, fiquei completamente surpreendido pela opção de Jorge Jesus em rumar ao Lumiar. Aliás, já tinha um post em stand by, quase terminado, (que por falta de tempo, escrito a dois tempos), com o balanço completo da época 2014/2015, onde falava também sobre o processo de renovação com o treinador Bicampeão. Escusado será dizer que foi, na totalidade, para o lixo...
Perante as mais recentes notícias, a confirmação da saída de JJ e a incerteza em redor do Sr. que se segue, vejo-me obrigado a deixar esse balanço para outras núpcias e fazê-lo, talvez, juntamente com o lançamento da nova época desportiva, que se aproxima a passos largos e que promete dar "pano para mangas"...

Sei que não tenho sido um escriba tão activo como gostaria, nem acompanhado os acontecimentos como vocês, que fielmente me visitam, merecem, mas os últimos meses não têm sido fáceis.

Quem me segue sabe a minha opinião acerca de JJ, felizmente fi-lo no post após o clássico na Luz, mas para quem ainda não a conhece, pode lê-la aqui. São sobejamente conhecidas as virtudes e defeitos do técnico, assim como os títulos que conquistou ao serviço do Nosso Clube. Nem sequer me vou alongar mais sobre isso. Vale a pena sim, tentar saber porque não renovou ele com o Benfica? Não queria Vieira renovar com o treinador que tinha acabado de ser Bicampeão? Não acredito, mas se não queria é de uma incompetência a toda a prova!!! Se queria de facto renovar com Jorge Jesus, e ele esta época mais do que nunca merecia essa renovação, também não se escapa de ter sido incompetente, pois foi negligente na forma como deixou arrastar o processo até ao final da época, ainda para mais dando azo a especulações de que quereria baixar o salário do treinador... Mas que sentido faria, baixar o salário a um funcionário que cumpriu com o objectivo principal da época, após terem-lhe sido retirados os principais recursos da época anterior? Nenhum!! 
E o mesmo se aplica ao processo de renovação do Maxi Pereira. É vergonhoso que ainda não se tenha renovado com o homem. E, se ele sair do Benfica, a culpa é exclusiva do presidente, que deixou arrastar este processo durante meses... Desde Janeiro que pode assinar com outro clube, e anda-se a brincar assim com um jogador que já é um autêntico símbolo do Clube e que carrega a Mística dentro e fora do campo? Maxi Pereira é muito mais do que aquilo que Nos dá no relvado... Aquilo que representa, apesar de não ser português, vai muito além das suas competências dentro das 4 linhas e isso Sr. Presidente, não tem preço!!! Ponha isso na sua cabeça e renove com o homem. Há 6 meses atrás já tinha sido tarde!! Cambada de amadores...
Ainda relativamente a Jorge Jesus, gostaria também de salientar que, independentemente da incapacidade negocial que tivemos, a postura que teve connosco não foi a melhor. Bem pelo contrário. JJ ficou muito mal na fotografia, perante o Clube que sempre o defendeu e apoiou, mesmo nos momentos mais difíceis. Nunca esperei esta falta de ética e hombridade da parte dele. Revelou uma ingratidão extrema, perante pessoas que sempre acreditaram nele e no trabalho que desenvolveu, mesmo quando muita gente o quis fora do Benfica. Sem palavras!! As acções ficam para quem as pratica e o futuro se encarregará seguramente de lhe dar aquilo que ele merece. Obrigado e adeus! Vou deixar aqui um pequeno texto de Ricardo Araújo Pereira aquando do falecimento do Nosso Eterno Rei Eusébio, mas que penso encaixar na perfeição neste momento:


"Vestir a camisola do Benfica é uma honra para todos os jogadores. Alguns, e não são assim tantos, honram tanto a camisola como ela os honra a eles. Outros, ainda mais raros, conseguem dar mais ao Benfica do que o Benfica lhes dá. A esses, o clube ergue-lhes uma estátua à porta do estádio. É por isso que só está lá uma." - Ricardo Araújo Pereira.
   
Muitos passam de facto, mas são poucos aqueles que eternamente ficam nos nossos corações. JJ definitivamente não é um deles. Utilizando uma célebre frase dele numa flash interview: Não queres? "Então Xau!!!" Queres andar de cavalo para burro??? Be my guest.
Não sei é como num clube, que nem dinheiro tem para construir a merda de um pavilhão conseguem colocar um treinador a ganhar 6M€/ano!!! Isto é a mesma coisa que oferecer um Ferrari a um sem-abrigo... Esta malta do petróleo anda mesmo a brincar ao monopólio com o futebol.

Também já o disse aqui uma vez que, para mim, o principal factor de sucesso numa equipa, está na escolha do treinador. É fundamental e é o aspecto mais importante em qualquer projecto que queira ter um futuro recheado de títulos. Competência aqui é a palavra chave. Precisamos de um treinador competente, com sede de vitórias e principalmente que construa um grupo que trabalhe em bloco, organizado em todos os momentos do jogo, culto tacticamente e de preferência que alie isso tudo a um futebol bonito e se possível, de quando em vez, com nota artística elevada. Por tudo isto, se fosse eu a escolher, a minha escolha recaia em Marco Silva. Sem dúvida nenhuma!!! Marco Silva encaixa no perfil que precisamos que nem uma luva... Na minha opinião o melhor dentro do que há disponível no mercado. Ao contrário de Rui Vitória que, do que tenho visto das equipas dele... Sinceramente, não lhe reconheço capacidades para pegar numa equipa como o Benfica.
Outros nomes têm sido apontados e até há um que, se não fossem outras situações extraordinárias, também penso que seria uma mais valia. Estou a falar de Vítor Pereira. Em termos de capacidade penso que tinha tudo para fazer um bom trabalho, mas Nós somos o Benfica e temos de Nos lembrar sempre dos moldes em que fomos fundados e nos Nossos valores históricos. E, depois de tudo o que foi dito e feito naqueles 2 anos no FCP, se queremos honrar o Nosso Nome, se queremos ser fieis á Nossa identidade e dignificar os Nossos valores, então nem sequer podemos colocar esse nome em hipótese... 
Mas isto ainda piora. Quando leio, em blogs e espaços exclusivamente Benfiquistas, repito exclusivamente Benfiquistas a falar em Paulo Sousa eu até "viro do avesso"!!!! Mas isto anda tudo doido ou quê?!?!?!?!?!?! Paulo Sousa????? Eu fico maluco com isto, a sério!!! Contratávamos o Paulo Sousa e a seguir??? Pintávamos o Estádio de Roxo não????? Mas alguém com 2 dedos de testa alguma vez se iria lembrar de voltar a meter esse traidor na Nossa Casa??
A melhor forma que temos de honrar a Nossa Gloriosa História é Nunca, mas Nunca ter memória curta e jamais voltar a "dar a mão" aqueles que tanto Nos prejudicaram no passado.

#sofazfaltaquemesta
#rumoaotri
#rumoao35