domingo, 26 de abril de 2015

Antevisão do Clássico

Não há como negar, hoje joga-se o jogo do Título!! Em caso de vitória o Benfica sagra-se praticamente Campeão Nacional pela 34ª vez.
Podem dizer o que quiserem, mas uma equipa que leva 6 batatas e é completamente vulgarizada por outra não pode estar mais forte psicologicamente que a equipa que lidera o Campeonato com mais 3 pontos de avanço. Aqui ninguém anda a comer gelados com a testa!! Agora, cabe-Nos a Nós saber explorar essa fragilidade do adversário. Sem dó nem piedade. Na minha modesta opinião, o Benfica tem de entrar para ganhar!! Somo líderes, jogamos em Casa e se ganharmos somos Campeões. Acho que isso supera o facto de o empate ser "um mal menor". Temos de entrar a mandar no jogo e a "ter" bola. Isso vai enervar cada vez mais uma equipa que precisa de ganhar e que está animicamente na mó de baixo. Se entregarmos o jogo ao adversário, à espera do empate, corremos o risco de nos sair o tiro pela culatra...  E ninguém quer isso. Ninguém quer outro resultado que não a vitória. Vamos ser inteligente e jogar com o psicológico do adversário em Nosso benefício. JJ hoje é SEM MEDO!!!!!! Vamos ser BENFICA! Encham-Nos de orgulho que Nós, de certeza absoluta que vamos fazer o Nosso papel e muito bem, como SEMPRE. CARRRRRRREGA BENFICA RUMO AO 34º!!!!!!!!!! #wewillfollow, #roadto34


quinta-feira, 23 de abril de 2015

O melhor em campo


Agora só resta saber em que qualidade é que ele vai ser o melhor... Na qualidade de árbitro ou na qualidade de sócio e membro da claque superdragões...

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Considerações a meio da semana...

Queria aproveitar para pedir desculpa, por ainda não ter tido tempo suficiente para abordar alguns temas que queria mais cedo, mas, entre a visita ao Restelo e uma jantarada a seguir, antecedidas pela participação na "durinha" 10ª Corrida do Benfica na manhã de domingo e o muito e merecido descanso à tarde, foi complicado.

Em 1º lugar queria felicitar (tardiamente, eu sei) os heróis da Nossa Equipa de hóquei em patins pela conquista do 22º título de Campeão Nacional!! Os Nossos atletas aproveitaram da melhor maneira o magnífico apoio do público, que esgotou completamente o pavilhão da Luz, criando um ambiente absolutamente fantástico e golearam, sem apelo nem agravo, por 5-1 os Nossos principais rivais, conquistando assim mais um título para o Cosme Damião. Sem sombra de dúvida um momento à BENFICA!!! PARABÉNS CAMPEÕES!!!!


Em 2º lugar felicitar a organização da 10ª Corrida do Benfica António Leitão, porque apesar de esta ter sido a minha 1ª participação, gostei bastante. Foi muito bonito ver as ruas de Lisboa completamente pintadas de vermelho, por intermédio dos 14.600 participantes que fizeram da corrida deste ano a mais concorrida até ao momento, esgotando os dorsais 4 dias antes da data limite. A entrada no relvado da Nossa Casa, com o Manto Sagrado vestido, o Símbolo do Glorioso ao peito e tudo a cantar "SLB, SLB, SLB, Glorioso SLB" foi absolutamente arrepiante!!! Um momento marcante para mim e uma experiência a repetir. Serei, indubitavelmente, uma presença assídua nos próximos anos.


Por último gostaria de abordar, somente por alto, o jogo de ontem da Champions entre o Bayern e o Nosso próximo adversário no campeonato e principal rival. Acho, sempre o disse, que o que eles irão fazer domingo, passaria muito pelo que acontecesse nesta eliminatória. Dado o resultado de ontem e o facto de não terem "apenas" perdido, mas sim terem sido completamente humilhados, trucidados e eliminados em apenas 40', para mim foi perfeito!!! Foi o melhor que Nos poderia ter acontecido. Basta-Nos ter inteligência para saber explorar essas fragilidades. Mas, em relação ao que Nós teremos de fazer irei falar melhor no próximo post, quando fizer a antevisão do clássico, lá para sexta-feira/sábado. Por agora gostaria de saber a vossa opinião. Concordam comigo, ou acham que o resultado de ontem ainda vai dificultar mais a Nossa tarefa no domingo??? 

PS: Invadam a caixa de comentários da mesma forma que o Bayern invadiu ontem a baliza corrupta!! ;)


segunda-feira, 20 de abril de 2015

Belenenses 0 - Jonas 2

Já me cansa estar sempre a dizer a mesma coisa, mas infelizmente ainda não foi no sábado, num Estádio do Restelo praticamente todo pintado de vermelho, que voltámos às grandes exibições fora da Luz. Muito pelo contrário. Aquela 1ª parte então foi deprimente. Chegámos ao 1-0 logo aos 6' de jogo, através de um erro de um jogador do Belém, muito bem aproveitado numa 1ª fase por Lima e depois pelo inevitável Super-Jonas, que, com a classe do costume, desvia a bola do central e remata para a baliza deserta.


Mais uma vez conseguimos fazer o mais difícil e chegar bem cedo ao 1-0, mas, por incrível que possa parecer, esse golo não deu tranquilidade nenhuma ao Nosso jogo. À semelhança do jogo de Vila do Conde, mesmo após estarmos em vantagem, não conseguimos controlar o jogo a meio-campo, fomos incapazes de conservar a posse de bola e foram raras as jogadas de ataque dignas desse nome. Como se isso não bastasse, ainda juntámos uma boa dose de intranquilidade defensiva, que não é mesmo nada habitual, permitindo ao Belenenses criar algum perigo para a baliza de Júlio César. Irrita-me que se estejam constantemente a cometer os mesmos erros, então nesta fase particular da época, em que qualquer deslize pode ser fatal, deixa-me completamente "louco"!!! E, como não consigo encontrar nenhuma razão plausível para a diferença de atitude competitiva e de qualidade de jogo quando jogamos fora, ainda pior... Temos andado com a equipa "ao colo" a época toda, apoio nunca tem faltado (no sábado não foi excepção), só temos jogado 1 vez por semana, temos por isso 5/6 dias para preparar o jogo seguinte, e depois "brindam-Nos" com exibições destas??? Não pode acontecer!! Sei que o facto de a ala direita ser completamente nova, Ola e A. Almeida que pouco devem ter jogado no mesmo flanco não ajudou, já que Maxi e Sálvio jogam praticamente de "olhos fechados", mas isso não explica tudo. Nós temos de ter a maturidade e a "esperteza" suficiente para, quando estamos em vantagem e não conseguimos estar sempre a massacrar o adversário, pelo menos conservamos a posse, com critério, para depois atacarmos pela certa. Isso no Restelo só aconteceu um pouco na 2ª parte e após o Jonas ter feito o 2-0. A partir daí sim, melhoramos um pouco, o Belenenses deixou de criar perigo e já houve outra tranquilidade, mas no computo geral foi muito fraco para o que este jogo pedia, na minha opinião. 
Não gostei do que fizemos no sábado. Sei que não se pode jogar sempre bem, mas pede-se outra entrega, mais entreajuda e muito controlo emocional para podermos ter, no mínimo, uma posse de bola de qualidade em organização ofensiva. O Benfica limitou-se a colocar bolas no Jonas à espera que ele resolvesse. Ok, ele resolveu porque é um fora-de-série, e estava em dia sim em termos de eficácia, mas e quando não estiver? Em Belém, basicamente, o Benfica foi o Jonas e mais 10. E é triste que assim seja neste período fulcral para Nós.


Felizmente o próximo jogo é em Casa e pelo menos por mais uma semana, espero que a tendência se mantenha e que, na Catedral, Nós sejamos donos e senhores do jogo, a mandar de princípio ao fim e a mostrar quem tem o melhor futebol de Portugal. Porque Nós somos Benfica e por isso NADA TEMOS A TEMER.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Next Stop...

Estádio do Restelo!!! Amanhã lá estarei a apoiar o Maior em mais uma batalha. Isto sim é importante. É o Nosso próximo jogo e são mais 3 pontos fundamentais que temos de conquistar, custe o que custar. Penso que Nós, Benfiquistas, temos de Nos focar nestes aspectos e é neles que devemos gastar as Nossas energias (e sinergias). Não gostei, de nos últimos dias, ler por essa blogoesfera fora, redes sociais e afins a quantidade de latim que foi gasto, da Nossa parte, em relação a um jogo da Champions, competição que já nem sequer estamos a disputar e onde já não somos perdidos nem achados. Ninguém, nem os próprios adeptos do Bayern, gostariam mais do que eu que a equipa ganhasse, e por quantos mais melhor, mas infelizmente isso não aconteceu... Azar. Agora daí até andar pela blogoesfera e redes sociais fora, a entrar em discussõs, bate-bocas e no escrutínio de razões pelas quais os alemães não venceram vai uma grande distância. Na minha modesta opinião, era perfeitamente escusado... Eles não merecem e Nós temos mais em que pensar e onde gastarmos as Nossas preciosas energias. Como por exemplo nos 2 próximos jogos, de fulcral importância, se queremos ser BI-CAMPEÕES! Por isso, vamos pensar em Nós e apenas naquilo que ainda temos para conquistar. Amanhã vamos ser todos BENFICA!!!!!



Já cá mora!

Domingo lá estarei para a 10ª Corrida do Benfica António Leitão, para 10 km de pura Mística!!! Um privilégio entrar no relvado da Nossa Casa a envergar uma camisola com o Símbolo do Glorioso.



segunda-feira, 13 de abril de 2015

De goleada

Devido a um problema pessoal que teve o seu epílogo no sábado, dia de Benfica, tive a minha presença na Catedral comprometida. Um sentimento incomum e perturbante, visto que, para mim, Glorioso em Casa é no Estádio e não ir, nunca sequer é equacionado. Mas no sábado foi diferente. Foi uma situação que me afectou bastante, mas em conversações com a minha "babe", onde ela me tentava convencer a ir, que me iria fazer bem, pensei: "Ok, eu vou, mas só se vieres comigo! Vou precisar de ti a meu lado." E assim foi. Levantei um dos 3 bilhetes que ainda me restam no Red Pass (visto que ela não é uma "habitué") e lá fomos nós. Em boa hora assim decidimos, porque, de facto, o Benfica é um amor como num casamento, é para os bons e para os maus momentos. Apesar de o espírito não ser o melhor, fez-nos muito bem ter ido, ajudou a desanuviar o ambiente e a esquecer coisas menos boas. Ser Benfica também é isto!!! O ambiente no Estádio esteve fantástico, o tempo também ajudou, 56.000 nas bancadas e isto de sair da Catedral ainda de dia, é um luxo tão grande, que ainda hoje me custa a acreditar que seja verdade. Para "compor o ramalhete" tivemos mais uma exibição de gala do Nosso Benfica. Entrada a todo o gás, com "sede" de golos e aos 18' já estávamos a vencer por 3-0!! Lembro-me de assim que começou o jogo e das primeiras jogadas estarem a ser delineadas, ter dito baixinho para a "babe": "Isto hoje vai ser muito difícil de Nos pararem. Quando entramos assim eles nem respiram." E assim foi. Nem 2' passaram e já estava a entrar o 1º. Foi um jogo sem muita história, tal a superioridade evidenciada pela Nossa equipa. Os estudantes não conseguiam sair, tal a pressão exercida pelos Nossos jogadores e nunca incomodaram verdadeiramente o Júlio César, que já não faz uma defesa a sério na Luz, já faz uns quantos jogos, coitado.
Após o 3-0 notou-se uma tentativa de gestão do jogo da Nossa parte, mas bem, sempre em controlo, dando ainda para fazer mais 2 golos. A Académica também conseguiu o tento de honra, numa jogada esporádica, em que penso que por falha do Maxi, o Rafael Lopes aparece isolado e faz na altura o 4-1. 


Gostaria de destacar novamente o Jonas (já começa a faltar palavras para o que o avançado brasileiro faz em campo), é absolutamente delicioso ver este jogador ao vivo!!! E também saudar o regresso do Fejsa, após mais de um ano de paragem. Apesar de me ter parecido ainda muito longe do que fisicamente está ao seu alcance, espero que venha bem a tempo de ajudar e muito (se calhar lá mais para o fim) na conquista do 34.  


Próxima paragem é no Restelo e espero sinceramente que, de uma vez por todas, o Benfica afaste a imagem quase bipolar que tem demonstrado quando joga fora. Não consigo mesmo perceber, por mais que tente, a diferença exibicional da Equipa fora de portas. Nós fazemos dos estádios adversários por esse país fora, a Nossa Casa, Sempre, pelo que estou convicto que, daqui para a frente, vamos dar uma imagem inequívoca de Raça, Querer e Ambição. Porque afinal, NÓS SÓ QUEREMOS O BENFICA CAMPEÃO!!!!

PS: Obrigado Benfica por teres colorido um pouco um dia tão, mas tão cinzento para mim....  

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Alguém pediu com Nota Artística?

Não sei se houve muitos a pedirem uma vitória com nota artística no sábado, ou se tal como eu, nesta fase crucial já se contentam com "apenas" os 3 pontos. Se são "cá dos meus", tiveram direito a muito mais do que "apenas" os 3 pontos e mais uma vitória. Tiveram direito a espectáculo de alto nível!!



Foi, sem sombra de dúvida, a melhor maneira de fazer esquecer o trágico desastre de Vila do Conde. Depois de um início que me pareceu pouco intenso, a pouco e pouco começaram as combinações fantásticas e os rasgos rápidos de pura arte daquela frente de ataque que, quando quer e quando estão em dia sim, partem a louça toda!!! Eram sucessivos lances de puro génio que iam sendo construídos, principalmente por Jonas e Gaitán, que praticamente engoliram o Nacional até chegarmos ao 2-0. Era toques de calcanhar, assistências de peito (várias), nós cegos, dava para tudo... A ceia de Domingo de Páscoa dos Madeirenses deve ter sido farta, porque "cabritos" foram tantos e para todos os gostos, que aquilo deve ter sido comer até cair para o lado. Espero é que, com tanto "cabrito", o Tiago Rodrigues não tenha mais uma recaída "Intestinal"... Era tanta a confiança e a classe demonstrada pelos Nossos jogadores, que a certo ponto fique preocupado... Porquê? Porque por mais do que uma vez, ao tentar adornar demasiado um lance ou a tentar pôr ainda mais magia numa jogada, demorávamos a reagir defensivamente, com menos intensidade e isso claro originou dois ou três contra ataques rápidos que poderiam ter corrido mal. A superioridade era de tal forma notória, que dá azo a acharmos que está tudo controlado e isso nunca pode acontecer, pois corremos o risco de sermos surpreendidos.

Chegou a segunda parte e com ela o 3-0. E de que maneira!!!! Que golão de Jonas!!! Literalmente de levantar o Estádio!! A partir daí os Nossos índices de intensidade começaram logicamente a baixar, o desgaste em alguns dos jogadores, principalmente do meio-campo, também se começou a fazer sentir, e o Nacional aproveitou para sacudir um pouco a pressão e ter um bocado de "bola". Numa desatenção da Nossa equipa, o "diarreias" recebe um ressalto e de fora da área chuta para o 3-1. Este golo estranhamente provocou um ligeiro desnorte na Equipa, e, uma jogada de perigo perto da Nossa baliza bastou, para parvamente voltar o gang dos assobios... Tenho de concordar que houve ali falta de "fel" e autoridade a reagir ao 3-1, mas assobiar a equipa, depois da exibição com que Nos acabavam de brindar na 1ª parte, vai ajudar em quê????? Felizmente os No Name começaram a gritar BENFICA, BENFICA, BENFICA e o "assunto" morreu ali. A partir daí, pegámos no jogo e controlámos calmamente até final. Deu ainda para o Salvio dar o nó do ano até agora, num defesa madeirense, que ainda hoje deve andar à procura dos rins... Pena não ter dado golo.


Acho que neste jogo demos uma prova inequívoca de força e classe. Mostrámos a todos aquilo que podemos fazer e espero sinceramente que este tenha sido DEFINITIVAMENTE o mote para o que falta do Campeonato. Este já está. Faltam 7. Next!