segunda-feira, 9 de março de 2015

3 pontos e 1 susto...

Voltámos, mais uma vez, a ter uma entrada em campo bastante displicente fora de Casa. Com o Municipal de Arouca praticamente todo pintado de vermelho, a Equipa não correspondeu ao apoio vindo das bancadas e entrou muito mal no jogo. Lenta, pouco pressionante e com as habituais trocas de bola entre os alas e os avançados a não "saírem". Pelo meio as coisas também não estavam melhores... Com Pizzi, ao contrário do que é habitual, a falhar muitos passes e Samaris a não se conseguir impor, tanto física como tacticamente, tardávamos a colocar o ritmo que o jogo exigia. 
Para parar o Benfica, o Arouca apostou num meio-campo muito solidário com 5 elementos, uma pressão alta e sem problemas em recorrer constantemente à falta. Pagámos bem caro esta falta de atitude inicial,  pois na 1ª vez que chega com perigo à Nossa baliza o Arouca marca, com Eliseu por duas vezes a ficar muito mal na fotografia... Na fase inicial da jogada coloca o jogador do Arouca em jogo e depois muito passivo a abordar o lance, deixa o Iuri fazer tudo, inclusive enquadrar-se com a baliza e rematar quase sem oposição. Desde o regresso por lesão, que Eliseu nunca mais teve um rendimento minimamente aceitável. São erros atrás de erros, passes falhados em zonas proibidas e sinceramente não me parece que, neste momento, seja a melhor opção para titular da Nossa equipa.
Apesar de termos sofrido o golo muito cedo no jogo, logo aos 7', nem isso serviu para acordar a equipa. Com 38' ainda para jogar na 1ª parte, nunca conseguimos dar a resposta necessária, às vezes acelerando um pouco mais, mas sempre de forma algo atabalhoada.
Valeu-Nos a alteração radical de atitude na 2ª parte. Entrada a todo o gás, pressionando muito e bem, imprimindo desde logo um ritmo muito elevado. Essa mudança de atitude foi fundamental e aos 51', num lance em que Lima pressiona o GR do Arouca Goicoechea, este falha o pontapé e a bola vai para os pés de Jonas que com muita calma remata para a baliza deserta. Estava feito o empate. Mas o Benfica continuou com o pé no acelerador, como lhe competia e passados 4' passa mesmo para a frente do marcador, numa jogada de insistência de Gaitán na esquerda, que ganha uma bola "na raça" junto à linha, cruza atrasado para Jonas, que trabalha bem na área chuta cruzado, o GR do Arouca ainda defende mas na recarga Lima faz o tão desejado 1-2!! 
A partir daí o Benfica tentou controlar mais o jogo, mas nem sempre da melhor forma na minha opinião, pois perdemos muitas bolas sem necessidade, numa altura que o jogo pedia outra calma e muita posse. Só conseguimos mesmo estabilizar o Nosso jogo aos 62' após a expulsão do central do Arouca Hugo Basto, que agarra Lima depois de este ter trabalhado bem sobre o defesa do Arouca e já seguia isolado para a baliza. Expulsão justíssima, aliás ninguém da equipa da casa contestou sequer a decisão do árbitro que, neste lance, até esteve bem.
O golo da tranquilidade surgiu até com alguma naturalidade aos 75', novamente por Lima, após soberba assistência de Ola John (que tinha entrado para o lugar de Gaitán), e veio dar o descanso que todos estávamos a precisar.
Penso que é urgente que se corrija a forma como se tem abordado este tipo de jogos, pois apesar de ontem não ter passado de um pequeno susto, não há necessidade de arriscar perder pontos devido a falta de atitude competitiva. A 1ª parte foi má demais e o jogo de Paços de Ferreira ainda me está bem presente... infelizmente. Ontem correu bem pois o golo apareceu cedo na 2ª parte, mas se as circunstâncias fossem piorando e o golo a não aparecer (como em Paços), as bolas a irem aos postes e à barra, os GR a defenderem tudo e com a ansiedade a aumentar, isso pode-Nos vir a trazer dissabores e bem grandes. O ideal é não facilitar nem um milímetro.
Em relação à arbitragem, um tema que nos últimos tempos tem sido muito "querido" aos nossos rivais e à CS em geral, devo dizer que o "zum zum" parece estar a resultar. Ontem pareceu-me mais do que evidente que o árbitro estava condicionado por todo o "circo" que tem sido montado e ficaram por marcar dois penaltis a nosso favor. Um sobre Gaitán (empurrão pelas costas) e outro num corte com a mão dentro da área de um defesa do Arouca, este ainda mais escandaloso dada a proximidade do árbitro do lance, a escassos metros e de frente para a jogada.
Enfim... Felizmente não foi preciso, mas temos de nos mentalizar que daqui para a frente ainda vai ser pior. O ruído vai aumentar cada vez mais e o Nosso foco tem de estar em resolver os jogos o mais depressa possível e não facilitar nada!! 
Faltam 10 finais para o objectivo principal e só TODOS JUNTOS o iremos alcançar. 




2 comentários:

  1. Mais um susto, num 'hipódromo' impróprio para a prática de bom futebol e sem grande segurança, nas bancadas amovíveis !!!

    Mais um jogo a dar chances e a pôr-mo-nos a jeito de ceder pontos perante uma equipa de tropeços, como aconteceu em Paços de Ferreira.

    Uma 2ª parte que com a atitude certa e alguma Sorte à mistura, correu muito bem!

    ResponderEliminar
  2. No dia do jogo também reparei no facto da relva estar muito alta e que a bola quase não rolava. Tinha muita areia, a bola saltava muito o que tornava as recepções muito difíceis, mas esqueci-me de mencionar isso no post. :(
    Espero que aquela 1ª parte nunca mais se repita e que daqui para a frente os níveis de concentração e de intensidade estejam sempre no máximo para evitarmos surpresas... É que pusemo-nos mesmo a jeito, em Paços correu malíssimo, em Moreira de Cónegos e em Arouca muito bem. Espero que não haja uma próxima. Saudações

    ResponderEliminar